A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A PERCEP??O DOS ALUNOS EM RELA??O AO USO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA TANTO, ELA ENCARREGOU-SE DE LEVANTAR AS PRINCIPAIS EXPERI?NCIAS DE ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA REDE P?BLICA DE ENSINO COM JOGOS USADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA MATEM?TICA NAS ESCOLAS AINDA ? POUCO ARTICULADO COM A REALIDADE DOS ALUNOS, COM O SEU COTIDIANO E, PORTANTO POUCO CONTRIBUI PARA TRANSFORMA??O DO OLHAR DOS ALUNOS PARA ESSA DISCIPLINA. COMO PERCURSO METODOL?GICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS A METODOLOGIA USADA FOI O ESTUDO DE CASO, SENDO USADA PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OS DADOS ANALISADOS ? LUZ DA T?CNICA DE AN?LISE DE CONTE?DO (BARDIN, 2011). OS RESULTADOS DO TRABALHO SINALIZAM UMA VIS?O PESSIMISTA DOS ALUNOS EM RELA??O ? MATEM?TICA QUE DECORRE SOBRETUDO DO USO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS E POUCO ATRATIVAS, NO ENTANTO OS DADOS LEVANTADOS MOSTRAM UMA ACEP??O POSITIVA DOS ALUNOS QUANTO AO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA, UMA VEZ QUE 60% DELES J? TIVERAM ALGUMA EXPERI?NCIA COM JOGOS EM CONTE?DOS DIVERSOS. DESSE MODO, O USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA CONSTITUI-SE COMO UMA METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PARA PROPOR REFLEX?ES A RESPEITO DESSA DISCIPLINA FUNDAMENTAL PARA A SOCIEDADE.