O TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NO ANO DE 2019, NA ESCOLA ROZEMAR DE MACEDO LIMA, COM AS CRIANÇAS DO GRUPO V, DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A ESCOLHA DO TEMA PARTIU DO PROJETO ANUAL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE "JOGOS E BRINCADEIRAS: CONSTRUINDO PONTES PARA O FUTURO". PARA TANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO TOMAMOS POR BASE KISHIMOTO (2001) E VYGOTSKY (1991) QUE DEFENDEM QUE A BRINCADEIRA TEM PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS. PLANEJAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ORGANIZADA EM SETE MOMENTOS. TRABALHAMOS A ORIGEM DA BRINCADEIRA AMARELINHA; DISCUTIMOS AS REGRAS DESTA BRINCADEIRA; VIVENCIAMOS A BRINCADEIRA NO PÁTIO DA ESCOLA, NO QUAL AS CRIANÇAS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER O EQUILÍBRIO, A CONCENTRAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DE CONVIVEREM COM AS REGRAS DA BRINCADEIRA. EM PARALELO TAMBÉM REALIZAMOS ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, TAIS COMO: A DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PALAVRA AMARELINHA, IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DA PALAVRA, PRODUÇÃO DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O MESMO SOM DA PALAVRA AMARELINHA. CONSIDERAMOS QUE AS BRINCADEIRAS SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA A SER UTILIZADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS PERMITEM O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, AFETIVO E COGNITIVO DAS CRIANÇAS. A BRINCADEIRA DA AMARELINHA PERMITIU ÀS CRIANÇAS DESENVOLVEREM A CONSCIÊNCIA CORPORAL, A CONCENTRAÇÃO E O CONVÍVIO COM AS REGRAS.