ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO, INVESTIGAR E IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES COM OS JOGOS MATEMÁTICOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, POR MEIO DE UM ESTUDO DESCRITIVO. OS DADOS FORAM COLETADOS E ANALISADOS POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE PETROLINA-PE. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 08 PROFESSORAS QUE LECIONAM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A BASE TEÓRICA DESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE PIAGET (1975), ANTUNES (2004), KISHIMOTO (1996), MARIM E BARBOSA (2010). AS INFORMAÇÕES REVELARAM QUE OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, MAS OS PROFESSORES ENFRENTAM ALGUNS DESAFIOS COMO FALTA DE RECURSOS NA ESCOLA PARA ELABORAÇÃO DOS JOGOS E AUSÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUADAS SOBRE O TEMA. APESAR DAS DIFICULDADES TODAS AS PROFESSORAS AFIRMAM QUE É NOTÁVEL A DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUANDO SE UTILIZA JOGOS MATEMÁTICOS.