Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 188
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, SALA DE AULA, PROFESSORES, , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO, INVESTIGAR E IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES COM OS JOGOS MATEMÁTICOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, POR MEIO DE UM ESTUDO DESCRITIVO. OS DADOS FORAM COLETADOS E ANALISADOS POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE PETROLINA-PE. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 08 PROFESSORAS QUE LECIONAM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A BASE TEÓRICA DESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE PIAGET (1975), ANTUNES (2004), KISHIMOTO (1996), MARIM E BARBOSA (2010). AS INFORMAÇÕES REVELARAM QUE OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, MAS OS PROFESSORES ENFRENTAM ALGUNS DESAFIOS COMO FALTA DE RECURSOS NA ESCOLA PARA ELABORAÇÃO DOS JOGOS E AUSÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUADAS SOBRE O TEMA. APESAR DAS DIFICULDADES TODAS AS PROFESSORAS AFIRMAM QUE É NOTÁVEL A DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUANDO SE UTILIZA JOGOS MATEMÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.