A FINALIDADE DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É CRIAR CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO ALUNO. DE TAL MODO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO A AVALIAÇÃO, COM ÊNFASE NOS INSTRUMENTOS MAIS UTILIZADOS E OS QUE TEM MAIOR PESO NO PROCESSO AVALIATIVO. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 174 QUESTIONÁRIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 15 PERGUNTAS, SENDO 13 OBJETIVAS E 02 SUBJETIVAS. ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM QUE O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO UTILIZADO PELOS PROFESSORES PESQUISADOS FOI A PROVA. VERIFICOU-SE QUE AS PROVAS, ATIVIDADES PRÁTICAS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, SEMINÁRIOS OBTIVERAM TODOS OS PESOS IGUAIS NO PROCESSO AVALIATIVO. NESTE SENTIDO, TEM-SE COMO CONSIDERAÇÃO FINAL DESTA PESQUISA QUE EMBORA OS PROFESSORES UTILIZEM DIVERSAS FORMAS DE AVALIAÇÃO COM IGUAL PESO, A PROVA CONTINUA SENDO O PRINCIPAL INSTRUMENTO AVALIATIVO, SUGERINDO QUE ATUALMENTE PREDOMINA-SE O MÉTODO TRADICIONAL EM AVALIAR OS ALUNOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO RECOMENDA: A AVALIAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE MERECE A REFLEXÃO DOS PROFESSORES, QUE DEVEM SE QUESTIONAR SOBRE OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS, SUA PRODUÇÃO, A FREQUÊNCIA EM QUE OCORREM, OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E OS SEUS OBJETIVOS.