CONSTITUI OBJETIVO NOSSO, NESTE TEXTO, APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DO GÊNERO CHARGE EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. ESPECIFICAMENTE, DE POSSE DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE LEITURA, INTENTAMOS OBSERVAR SE OS ALUNOS CONSEGUEM, DE FATO, ESTABELECER UMA ATIVIDADE DE LEITURA DO GÊNERO CHARGE, ISTO É, INTERAGIR COM O TEXTO QUE ESTÁ LENDO. A CONCEPÇÃO DE LEITURA ADOTADA POR NÓS, NESTE TEXTO, É A DE QUE A LEITURA É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR, O TEXTO, O AUTOR E OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E DE RECEPÇÃO TEXTUAL. A PARTIR DAS ANÁLISES EMPREENDIDAS, IDENTIFICAMOS QUE POUCOS ALUNOS CONSEGUEM, DE FATO, ESTABELECER UMA RELAÇÃO INTERACIONAL COM O TEXTO, ISTO É, PRODUZIR SENTIDOS PARA O TEXTO QUE ESTÁ SENDO LIDO, CONSIDERANDO QUE MUITOS ALUNOS FIZERAM APENAS UMA LEITURA SUPERFICIAL DA CHARGE.