Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 436
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UFPB/CAMPUS IV

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA., PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IDENTIDADE DOCENTE, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO VEM APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR QUAIS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PROPORCIONOU PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB/CAMPUS IV. PELA NATUREZA INVESTIGATIVA DE NOSSA PESQUISA, ELA É CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, POIS FIZEMOS UMA ANÁLISE DOS RELATOS ESCRITOS DOS RESIDENTES, BUSCANDO IDENTIFICAR, EM SEUS CONTEÚDOS, INDÍCIOS DA CONTRIBUIÇÃO DO PRP PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DELES, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE. QUANTO AOS OBJETIVOS DE ESTUDO, A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO EXPLORATÓRIA, POIS TIVEMOS A FINALIDADE DE ANALISAR AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES, E AS CONTRIBUIÇÕES DO PRP, DESCRITAS NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS DO RELATÓRIO DO RESIDENTE.POR MEIO DA ANÁLISE DE DISCURSO BUSCAMOS ANALISAR OS RELATOS DOS RESIDENTES ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS E DOS ESTUDOS DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS NO PERÍODO DE IMERSÃO NAS ESCOLAS-CAMPO, INCLUINDO INTERPRETAÇÕES E OS SIGNIFICADOS DESTAS SITUAÇÕES. COM A ANÁLISE REALIZADA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, POR MEIO DOS RELATOS DOS RESIDENTES, DOS QUAIS DESCREVERAM SUAS VIVÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR, DESTACADAS NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS (ITEM 4) DO RELATÓRIO DO RESIDENTE. A PARTIR DA ANÁLISE REALIZADA CONSTATAMOS A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS QUE ESTIMULEM OS LICENCIANDOS PARA A DOCÊNCIA, ATRAVÉS DE ATIVIDADES ATRELADAS A TEORIA E A PRÁTICA DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.