A EVOLUÇÃO HUMANIDADE, DE MODO GERAL, DESDE OS PRIMÓRDIOS AOS DIAS ATUAIS, SÓ É POSSÍVEL E SÓ VEM SENDO POSSÍVEL DEVIDO AO CONJUNTO DE SABERES, QUE ENVOLVE NÃO APENAS OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL (SENSO COMUM), COMO TAMBÉM OS SABERES MAIS ELABORADOS, (OS SABERES CIENTÍFICOS), QUE SÃO APRESENTADOS EM UMA FORMULAÇÃO MAIS COMPLEXA. TENDO COMO REFERÊNCIA A PESQUISA ANTERIOR (PIBIC/2019), INTITULADA “SABERES POPULARES E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA APROXIMAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DA CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BRINQUEDOS POPULARES”, VINCULADA AO PROJETO: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES: UMA APROXIMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS INFORMAIS DE EDUCAÇÃO”. PROJETO UNIVERSAL APROVADO JUNTO AO CNPQ CONFORME A CHAMADA MCTI/CNPQ Nº 14/2014, FORAM ESCOLHIDOS DOIS NOVOS ARTEFATOS DE CONHECIMENTO POPULAR A FIM DE SEREM ANALISADOS MINUCIOSAMENTE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM O OBJETIVO DE EXPLORAR PARA ALÉM DOS CONHECIMENTOS POPULARES, OS CONHECIMENTOS QUE ENVOLVEM FENÔMENOS FÍSICOS (CIENTÍFICOS) PRESENTES NO FUNCIONAMENTO DESTES ARTEFATOS, A PARTIR DA MANIPULAÇÃO, VERIFICANDO PORTANTO, A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DOS BRINQUEDOS POPULARES COMO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, E, A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DOS MESMOS, ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS POPULARES AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO.