A PESQUISA AQUI APRESENTADA TRATA DOS ESPAÇOS DE LEITURA PRESENTES NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI’S). PARA ALCANÇAR A META ESTABELECIDA FEZ-SE NECESSÁRIO IDENTIFICAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE CODÓ QUE POSSUEM BIBLIOTECAS E/OU SALAS DE LEITURA, ASSIM COMO AQUELAS QUE NÃO TEM ESSES ESPAÇOS, ONDE PROCURAMOS IDENTIFICAR O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DOS LIVROS. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS CONCEITOS FORAM CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS, ESPECIALMENTE: LEITURA, BIBLIOTECA E FORMAÇÃO DE LEITORES. PARA NOS AUXILIAREM NA INTERPRETAÇÃO DESSES CONCEITOS E DO MATERIAL PESQUISADO, CONSULTAMOS A PRODUÇÃO DE AUTORES COMO CHARTIER (1993), SOARES (2001, 2004, 2017) E SILVA (2003), BEM COMO OUTROS AUTORES QUE INVESTIGAM AS TEMÁTICAS ELENCADAS. NA METODOLOGIA APLICADA FIZEMOS USO DOS MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ORGANIZANDO NOSSA ANÁLISE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E OU SALA DE LEITURA DOS CEMEI’S DE CODÓ; E ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA BIBLIOTECA ESCOLAR. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO APONTARAM QUE PARA MUITOS CIDADÃOS CODOENSES AS BIBLIOTECAS ESCOLARES SÃO OS ÚNICOS ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA. ESSA CONSTATAÇÃO DA AUSÊNCIA DESSES ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA, COMPROMETE A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA LEITURA QUE É CONDIÇÃO PARA UMA PLENA DEMOCRACIA CULTURAL (SOARES, 2004).