ESTE ESTUDO, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, DISCUTE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, COM ÊNFASE NA ESCOLA DO CAMPO NO BRASIL. É RESULTADO DE REFLEXÕES CONSTRUÍDAS NO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (LEDOC/UFERSA). PARA SUA CONSTRUÇÃO, REALIZAMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES/AS DE BASE TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA CRÍTICA QUE PROBLEMATIZAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL E A NECESSIDADE DE GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO. CONCLUÍMOS QUE, NA HISTÓRIA EDUCACIONAL, AS POPULAÇÕES DO CAMPO NÃO VIVENCIARAM, COMO DEVERIAM, UMA EDUCAÇÃO QUE OPORTUNIZASSE A VALORIZAÇÃO DE SUAS CULTURAS E DE SUA MEMÓRIA HISTÓRICA. DESSA FORMA, APONTAMOS A DEMANDA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA DO CAMPO QUE ATENTE AOS SABERES POPULARES E AOS INÚMEROS CONTEXTOS DE VIDA DOS POVOS DO CAMPO.