O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA TESE DE DOUTORADO, DEFENDIDA EM 2018, NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, INTITULADA: A PROVA BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA CIDADÃ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS –AL. ESTE ARTIGO PARTE DA PROBLEMÁTICA: COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS TEM INCORPORADO OS DISCURSOS DE RESPONSABILIZAÇÃO E DE QUALIDADE PRESENTES NOS INDICADORES EDUCACIONAIS CONSIDERADOS SATISFATÓRIOS NA ESCOLA, SOB A ÓTICA DA GOVERNAMENTALIDADE?. DELINEANDO COMO OBJETIVO GERAL PARA ESTE ARTIGO: PROBLEMATIZAR A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE MICHEL FOUCAULT O CONCEITO DE GOVERNAMENTALIDADE PRESENTES NO DISCURSO DA QUALIDADE E DA RESPONSABILIZAÇÃO DE RESULTADOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. POSSUI COMO ARCABOUÇO METODOLÓGICO A ABORDAGEM QUALITATIVA, ALMEJANDO UM PROCESSO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DA REALIDADE, ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO FONTES: ESTUDOS FOCAULTIANOS E DE OUTROS PESQUISADORES PÓS-CRÍTICOS. SENDO ASSIM, A ESCOLA TORNA-SE LÓCUS DE PRODUÇÃO, MOLDAGEM E OBJETIFICAÇÃO DE SUJEITOS DÓCEIS, A UMA NOVA DOMINAÇÃO POLÍTICA QUE GARANTE A GOVERNAMENTALIDADE EM TERMOS MODERNOS, TENDO UM PAPEL PREPONDERANTE NAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.