ESTE ESTUDO, REALIZADO NA ÁREA EDUCACIONAL, É UMA REFLEXÃO PERTINENTE ACERCA DA PRESENÇA DE ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS AO CONSIDERAR A REPRESENTATIVIDADE DE CONTEÚDOS ENCONTRADOS NO LIVRO DIDÁTICO E A FORMA COMO É DESENVOLVIDA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT. TEVE POR OBJETIVO ANALISAR DE QUE MODO OS LIVROS DIDÁTICOS, ADOTADOS POR ESSAS ESCOLAS, ABORDAM QUESTÕES CULTURAIS E COMO OS PROFESSORES TORNAM A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS INDÍGENAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARTE DA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DE LEITURAS REALIZADAS EM MURILLO (2011), DINIZ (2005) E BOTH (2009), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9394/96). REALIZOU-SE A PESQUISA DE CAMPO COM TURMAS DE 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS-MT, ALÉM DE ANÁLISE DOS PPPS, DOS LIVROS DIDÁTICOS E ENTREVISTAS COM AS PROFESSORAS DAS REFERIDAS TURMAS. O ESTUDO POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REALIDADE EDUCACIONAL AS QUAIS SÃO VIVENCIADAS PELOS ALUNOS INDÍGENAS AO ADENTRAREM EM ESCOLAS URBANAS. ALÉM DE VIABILIZAR A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SUJEITO MEDIADOR NO FAZER PEDAGÓGICO, EVIDENCIOU-SE, AINDA, MESMO QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS INDÍGENAS SE EFETIVE, HÁ A NECESSIDADE DE INTÉRPRETES EM SALA VISTO QUE UMA DAS BARREIRAS EXISTENTES PARA EFETIVAÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM ESTÁ PAUTADO NA LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZADA NAS ESCOLAS.