AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68008 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O REFERIDO ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA DA ESCRITA DE ALUNOS EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR, POR MEIO DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PRODUÇÕES ESCRITAS DE DOIS ALFABETIZANDOS - UMA CRIANÇA E UM JOVEM OU ADULTO, COMO TAMBÉM COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE SUBJAZEM À PRÁTICA DE ENSINO – APRENDIZAGEM. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, O TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO, DE FORMA BASILAR NAS DISCUSSÕES DE FERREIRO (2001), SOARES (2001), VYGOTSKY (1998) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, SONDAGEM DIAGNÓSTICA, LISTAGEM COM CAMPO SEMÂNTICO, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. EM LINHAS GERAIS, OS RESULTADOS APONTAM QUE TANTO A CRIANÇA E O ADULTO EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ENTRAM EM CONFLITO COGNITIVO NO MOMENTO DE REGISTRAR A PALAVRA SOLICITADA, O ERRO É CONSIDERAÇÃO COMO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA CONVENCIONAL E O PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E/ OU NA TURMA DA EJA PRECISA DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM QUE O SEU OLHAR POSSA ENXERGAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO, FICA EVIDENCIADO QUE A ALFABETIZAÇÃO É CONSTRUÍDA AO LONGO DE UM PROCESSO E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRECISAM INTENSIFICAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE PROMOVA O CONHECIMENTO SOBRE O USO SOCIAL DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, POIS SERÁ DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO- REFLEXIVO NO CONTEXTO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESTUDOS PSICOGENÉTICOS, ANÁLISES DE ESCRITA, PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID1593_09032020210340.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIÔNE FÉLIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIÔNE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68008 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O REFERIDO ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA DA ESCRITA DE ALUNOS EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR, POR MEIO DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PRODUÇÕES ESCRITAS DE DOIS ALFABETIZANDOS - UMA CRIANÇA E UM JOVEM OU ADULTO, COMO TAMBÉM COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE SUBJAZEM À PRÁTICA DE ENSINO – APRENDIZAGEM. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, O TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO, DE FORMA BASILAR NAS DISCUSSÕES DE FERREIRO (2001), SOARES (2001), VYGOTSKY (1998) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, SONDAGEM DIAGNÓSTICA, LISTAGEM COM CAMPO SEMÂNTICO, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. EM LINHAS GERAIS, OS RESULTADOS APONTAM QUE TANTO A CRIANÇA E O ADULTO EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ENTRAM EM CONFLITO COGNITIVO NO MOMENTO DE REGISTRAR A PALAVRA SOLICITADA, O ERRO É CONSIDERAÇÃO COMO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA CONVENCIONAL E O PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E/ OU NA TURMA DA EJA PRECISA DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM QUE O SEU OLHAR POSSA ENXERGAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO, FICA EVIDENCIADO QUE A ALFABETIZAÇÃO É CONSTRUÍDA AO LONGO DE UM PROCESSO E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRECISAM INTENSIFICAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE PROMOVA O CONHECIMENTO SOBRE O USO SOCIAL DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, POIS SERÁ DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO- REFLEXIVO NO CONTEXTO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESTUDOS PSICOGENÉTICOS, ANÁLISES DE ESCRITA, PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID1593_09032020210340.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIÔNE FÉLIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIÔNE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }