O REFERIDO ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA DA ESCRITA DE ALUNOS EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR, POR MEIO DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PRODUÇÕES ESCRITAS DE DOIS ALFABETIZANDOS - UMA CRIANÇA E UM JOVEM OU ADULTO, COMO TAMBÉM COMPREENDER AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE SUBJAZEM À PRÁTICA DE ENSINO – APRENDIZAGEM. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, O TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO, DE FORMA BASILAR NAS DISCUSSÕES DE FERREIRO (2001), SOARES (2001), VYGOTSKY (1998) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, SONDAGEM DIAGNÓSTICA, LISTAGEM COM CAMPO SEMÂNTICO, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. EM LINHAS GERAIS, OS RESULTADOS APONTAM QUE TANTO A CRIANÇA E O ADULTO EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ENTRAM EM CONFLITO COGNITIVO NO MOMENTO DE REGISTRAR A PALAVRA SOLICITADA, O ERRO É CONSIDERAÇÃO COMO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA CONVENCIONAL E O PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E/ OU NA TURMA DA EJA PRECISA DESENVOLVER UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM QUE O SEU OLHAR POSSA ENXERGAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PORTANTO, FICA EVIDENCIADO QUE A ALFABETIZAÇÃO É CONSTRUÍDA AO LONGO DE UM PROCESSO E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRECISAM INTENSIFICAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE PROMOVA O CONHECIMENTO SOBRE O USO SOCIAL DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, POIS SERÁ DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO- REFLEXIVO NO CONTEXTO ATUAL.