AO ANALISAR O PANORAMA ATUAL, É PRECISO PENSAR EM COMO A EDUCAÇÃO IRÁ SE ADAPTAR ÀS SUBSEQUENTES MODIFICAÇÕES NAS ESTRUTURAS BÁSICAS DA SOCIEDADE, EM QUE A TRADICIONAL NARRATIVA QUE DIVIDE A VIDA EM DUAS ETAPAS (UM PERÍODO DE ESTUDO SEGUIDO DE UM PERÍODO DE TRABALHO) ESTARÁ DILUÍDA EM MÚLTIPLAS META-NARRATIVAS QUE EXIGIRÃO DO INDIVÍDUO CONSTANTES READEQUAÇÕES AOS NOVOS STATUS QUO QUE SE FORMARÃO COM A PASSAGEM DO TEMPO, ASSIM, É CERTO QUE EM MEADOS DO SÉCULO XXI O MODELO TRADICIONAL DE EDUCAÇÃO SE TORNARÁ OBSOLETO ANTE ÀS ABRUPTAS MUDANÇAS PROVOCADAS PELOS MECANISMOS E ADVENTOS TECNOLÓGICOS. NÃO OBSTANTE, AINDA SE FAZ NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE COMO PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO ADAPTADA E AMPLIADA ÀS NECESSIDADES DESSES ESTUDANTES, QUE ESTÃO INSERIDOS EM ESPAÇOS DE CONSTANTES MODIFICAÇÕES E ADEQUAÇÕES ÀS DEMANDAS TECNOLÓGICAS. NESSE SENTIDO, PERCEBENDO A NECESSIDADE DE SE BUSCAR INSTRUMENTOS E SUPORTES PARA OS PROCESSOS AVALIATIVOS EM SALA DE AULA, DECIDIMOS CRIAR UMA PLATAFORMA PARA NOS AUXILIAR NO PROCESSO AVALIATIVO, QUE NOMEAMOS DE SAPIENTIA. ESTE ARTIGO, PRETENDE, DE FORMA TÍMIDA, DEMONSTRAR COMO AS PROBLEMÁTICAS DESTE NOVO CONTEXTO RESULTOU NA CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA AVALIATIVA, CHAMADA SAPIENTIA, POR PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA.