O PRESENTE ESTUDO BUSCA, EM LINHAS GERAIS, PROBLEMATIZAR A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO, BEM COMO, INTENCIONA SABER DOS IMPACTOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. O OBJETIVO GERAL INTENTOU ANALISAR COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA VEM SENDO USADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS. JÁ OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCARAM CONHECER AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA INCLUIR A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ROTINA ESCOLAR; COMPREENDER COMO OS ALUNOS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO PERCEBEM A TECNOLOGIA ASSISTIVA; ENTENDER AS DIFICULDADES DAS ESCOLAS EM CONSTRUÍREM UM ESPAÇO INCLUSIVO PARA AS DIFERENÇAS. O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUE UM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA PERSPECTIVA DE OBTER DADOS APRESENTADOS POR OUTROS AUTORES E ESCLARECER OS OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO. A PESQUISA LANÇA OLHARES E REFLEXÕES QUE FAVOREÇAM O ACESSO DE DOCENTES, ESCOLAS E PROFESSORES A NOVAS TECNOLOGIAS CAPAZES DE BENEFICIAR DE FORMA SIGNIFICATIVA A INCLUSÃO ESCOLAR.