ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS NA ESCOLA. NOS ESTUDOS OS TEÓRICOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO, CONSIDERANDO QUE OS ELEMENTOS NARRATIVOS ESTIMULAM À IMAGINAÇÃO, A CRIATIVIDADE E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PSICOLÓGICOS INERENTES A INFÂNCIA. PARA TANTO, ANCORAMO-NOS NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO DE LITERATURA PRECONIZADAS POR ZILBERMAN (2007), CADEMARTORI (2006), FARIA (2004), BRAGATTO FILHO (1995) E AMARILHA (2004). QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DAS CENAS DA AULA DE LEITURA E APLICAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, BASEADA NA PESQUISA PARTICIPANTE. OS RESULTAM DIRECIONAM QUE A AULA DE LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE NO QUE CONCERNE À ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO TAMBÉM QUE A APROPRIAÇÃO DAS HABILIDADES RELACIONADAS AO LETRAMENTO É FUNDAMENTAL PARA ELA ENTENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA.