O TRABALHO EM LINHA TEM POR ESCOPO INVESTIGAR AÇÕES EDUCACIONAIS AVALIATIVAS EM DECORRÊNCIA DO REPENSAR DA ESCOLA EM MEIO À PANDEMIA MUNDIAL. NESSE CENÁRIO VIVENCIADO EM TEMPOS SOMBRIOS E DIFÍCEIS, A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTÁ SE REINVENTANDO EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO NACIONAL. A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL COMO UMA DAS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR O CONTÁGIO DO VÍRUS DO COVID-19 ENTRE OS SERES HUMANOS JÁ É UMA PRÁTICA VIVENCIADA NO ANO DE 2020. ASSIM SENDO, NOTA-SE QUE A EDUCAÇÃO VEM SE TRANSFORMANDO CONSTANTEMENTE, OBJETIVANDO ATENDER AS EXIGÊNCIAS LEGAIS DE MANEIRA A CONTRIBUIR COM A SEGURANÇA E CUIDADO COM A SAÚDE DOS EDUCANDOS E DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, DIRETORES, PEDAGOGOS E PROFESSORES VÊM REPENSANDO O FAZER PEDAGÓGICO, MEDIADO PELA TECNOLOGIA, PARA GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO ESTABELECIDO CONSTITUCIONALMENTE. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ESTÁ SENDO DISCUTIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA BUSCA CONSTANTE DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS. DENTRE AS INÚMERAS TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO FORMAL, NOS ATEMOS NESTE ARTIGO NA AVALIAÇÃO COMO IMPORTANTE DISCUSSÃO NO CAMPO EDUCACIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO TEVE COMO AUTORES COMO EDGAR MORIN (2011), LUCKESI (1999), HOFFMANN (2018), SANTOS (2019) ENTRE OUTROS, QUE SUBSIDIARAM NOSSAS REFLEXÕES. DADA À NATUREZA DA PROPOSTA METODOLÓGICA DO ESTUDO, A PESQUISA FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA É UM APORTE METODOLÓGICO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INSTRUMENTOS MEDIADORES DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS.