O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR O CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL DAS ESCOLAS
MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO EM MEIO AO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19 E A SITUAÇÃO DE
ISOLAMENTO SOCIAL A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS DA REDE. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALI-QUANTI E TEM
COMO PROBLEMA CENTRAL O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO VEM SE DANDO O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DESSES ATORES DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE UMA MODALIDADE DE ENSINO INÉDITA QUE, ATÉ ENTÃO,
NUNCA ANTES FORA PREVISTA EM NENHUM DOCUMENTO LEGAL, O ENSINO REMOTO? COMO REFERENCIAL TEÓRICO
FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO SOUZA E KERBAUY (2017), ALÉM DAS BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO COMO A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96, DECRETOS
FEDERAIS, MUNICIPAIS, DADOS DO QEDU (2020), DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, DA SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS FEITAS ATRAVÉS
DE EXPEDIENTES TECNOLÓGICOS PARA ALGUNS ALUNOS DA REDE. TAIS RECURSOS NOS MOSTRARAM OS PROBLEMAS
QUE ESSES ALUNOS TÊM QUANDO O ASSUNTO É ACESSO A INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E REDES DE INTERNET E A
INEFICIÊNCIA DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.