O PRESENTE ARTIGO BUSCOU AVERIGUAR COMO VEM SENDO ELABORADA A PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA AS ESCOLAS BRASILEIRAS. TENDO COMO REFERÊNCIA AS LEGISLAÇÕES, OS MOVIMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E OS ESTUDOS RELATIVOS À TEMÁTICA DO CURRÍCULO, INTERESSOU VERIFICAR COMO ESTAVA OCORRENDO O PROCESSO DE REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS E NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA/MG, HAJA VISTA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TER ESTIPULADO PRAZO PARA REVISÃO DOS CURRÍCULOS ATÉ O FINAL DO CORRENTE ANO. PARA TANTO, FOI REALIZADA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS TEORIAS DO CURRÍCULO E RECORREU-SE À LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PERTINENTE AO TEMA, PRINCIPALMENTE QUANTO À CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. VERIFICOU-SE QUE A REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO NO ÂMBITO ESTADUAL OCORREU EM 2018, PROVAVELMENTE POR SE TRATAR DE REFERÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS MINEIROS. ENTRETANTO, ESSE PROCESSO AINDA NÃO OCORREU NO CASO DO MUNICÍPIO ESTUDADO, QUE CONTA COM UMA VERSÃO PRELIMINAR. CONCLUIU-SE QUE O CAMINHO A SER PERCORRIDO PARECE LONGO E CONTROVERSO, CONSIDERANDO-SE, DENTRE OUTROS ASPECTOS, A POLARIZAÇÃO DAS OPINIÕES DOS ESTUDIOSOS E EDUCADORES QUANTO À CONSTRUÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PRINCIPALMENTE NO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, AS DIFICULDADES GERADAS PELA EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS, ALÉM DA INEXISTÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM SE APROPRIAR DAS NOVAS ORIENTAÇÕES E INCORPORÁ-LAS EM SUAS PRÁTICAS.