AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE VIDA DA GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TORNANDO- SE POTENTES POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA SOCIALIZAR REFLEXÕES ACERCA DE SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ATUANTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES, NA BUSCA PELA INCORPORAÇÃO DAS TICS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO. PARA TANTO, APOIADO NA HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA (BOM MEIHY, 1996), BUSCOU-SE NARRATIVAS DE DOIS PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES, DANDO VISIBILIDADE A PRATICAS IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, BEM COMO AOS TRUQUES E ESTRATAGEMAS UTILIZADOS POR TAIS PROFISSIONAIS PARA CONTORNAREM AS DIFICULDADES E OBSTÁCULOS ENCONTRADOS. A PESQUISA REVELA QUE, PARA ALÉM DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA, EM NOSSO ESTADO E PAÍS, AS TICS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE VIDA SOCIAL E ESCOLAR DA GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES, APRESENTANDO-SE COM POTENCIAL NECESSIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL. NESSE SENTIDO, SEM A PRETENSÃO DE ESGOTAR AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DAS COMO AUXILIARES AO ENSINO DE GEOGRAFIA E DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, A PESQUISA SINALIZA, TAMBÉM, PARA A NECESSIDADE DE MAPEAR SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA QUE ENVOLVAM AS TICS, NO INTUITO DE SUBSIDIAR OUTROS SABERES, VISTO QUE, NÃO OBSTANTE OS LIMITES IMPOSTOS PELA CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA, DIVERSOS DOCENTES JÁ SE APROPRIARAM DE TAL ALTERNATIVA DE ENSINO