COMO CONSTRUIR UMA PROPOSTA DE AÇÃO PARA COLABORAR NA PRÁTICA DOCENTE DAS MULHERES PROFESSORAS? ESTA PESQUISA VEM BUSCAR RESPONDER ESSA PERGUNTA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DENTRO DA ABORDAGEM DIALÉTICA EM TRABALHO DESENVOLVIDO DENTRO DE UM MESTRADO EM ENSINO TECNOLÓGICO, TOMANDO O LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DO NÚMERO EXPRESSIVO DE MULHERES NA DOCÊNCIA, A INVESTIGAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA MULHER PROFESSORA, DISCUSSÕES SOBRE IDENTIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ENTRE A VIDA E PROFISSÃO DOCENTE QUE SE CONFLITAM E REFLETEM NA PRÁTICA DOCENTE E NA VIDA PESSOAL AS TRAMAS DA MULHER PROFESSORA E MARCAM A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE, SABERES E MEMÓRIAS NARRADAS EM SUA HISTÓRIA DE VIDA. APRESENTAMOS COMO RESULTADOS A DISCUSSÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DA PROFISSÃO, A CARGA ELEVADA DE TRABALHO, E A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UMA FORMAÇÃO A PARTIR DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DOCENTE ATRAVÉS DE RODAS DE CONVERSA.