A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ÊNFASE SOCIOEDUCATIVA PARA OS TERRITÓRIOS RIBEIRINHOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67564 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 5625 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ÊNFASE SOCIOEDUCATIVA PARA OS TERRITÓRIOS RIBEIRINHOS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO VISA DESTACAR A RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERRITÓRIO RIBEIRINHO A PARTIR DA CONCEPÇÃO CRÍTICA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA POR MEIO DE PALAVRAS-CHAVE, FUNDAMENTANDO-SE EM AUTORES COMO: LAYRARGUES (2012), SANTOS E TOSCHI (2015), SORRENTINO ET AL (2005), TREIN (2012), ENTRE OUTROS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DE SUAS OBJETIVAÇÕES PROCURA ESTABELECER UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO DESENVOLVIDA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIAL. E AS DIFERENTES DIMENSÕES DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA E AS QUE SÃO DEFINIDAS PELAS RELAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS, SÃO ELEMENTOS PARA O SISTEMA EDUCATIVO A PROPORCIONAR MUDANÇAS NOS ESPAÇOS QUE HABITAM E QUE SÃO PRODUTOS DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM A NATUREZA, EMERGINDO DOS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA AÇÃO INDIVIDUAL, DO RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO. É DESSE MODO, QUE DESTACAMOS A FUNCIONALIDADE SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL NOS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÕES E INTERVENÇÕES, DIRECIONADA AS QUESTÕES E PROBLEMAS AMBIENTAIS ELENCANDO RESPEITO E ÉTICA AMBIENTAL. POIS, A NATUREZA MEDIA AS RELAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NO E COM O TERRITÓRIO, TORNANDO-SE FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. PORTANTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM VÍNCULO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO E NAS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS E A NATUREZA QUE A PARTIR DESSA PROPOSIÇÃO EDUCATIVA FORMAM-SE E TORNAM-SE MOBILIZADORES AMBIENTAIS, DE NOVOS VALORES E ATITUDES, ENTRE SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS, DO TERRITÓRIO E NECESSIDADES RIBEIRINHAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TERRITÓRIO RIBEIRINHO, RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID5625_22092020150216.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUARESMA" "autor_email" => "rafaeldejesus94@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67564 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 5625 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ÊNFASE SOCIOEDUCATIVA PARA OS TERRITÓRIOS RIBEIRINHOS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO VISA DESTACAR A RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERRITÓRIO RIBEIRINHO A PARTIR DA CONCEPÇÃO CRÍTICA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA POR MEIO DE PALAVRAS-CHAVE, FUNDAMENTANDO-SE EM AUTORES COMO: LAYRARGUES (2012), SANTOS E TOSCHI (2015), SORRENTINO ET AL (2005), TREIN (2012), ENTRE OUTROS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DE SUAS OBJETIVAÇÕES PROCURA ESTABELECER UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO DESENVOLVIDA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIAL. E AS DIFERENTES DIMENSÕES DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA E AS QUE SÃO DEFINIDAS PELAS RELAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS, SÃO ELEMENTOS PARA O SISTEMA EDUCATIVO A PROPORCIONAR MUDANÇAS NOS ESPAÇOS QUE HABITAM E QUE SÃO PRODUTOS DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM A NATUREZA, EMERGINDO DOS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA AÇÃO INDIVIDUAL, DO RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO. É DESSE MODO, QUE DESTACAMOS A FUNCIONALIDADE SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL NOS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÕES E INTERVENÇÕES, DIRECIONADA AS QUESTÕES E PROBLEMAS AMBIENTAIS ELENCANDO RESPEITO E ÉTICA AMBIENTAL. POIS, A NATUREZA MEDIA AS RELAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NO E COM O TERRITÓRIO, TORNANDO-SE FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. PORTANTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM VÍNCULO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO E NAS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS E A NATUREZA QUE A PARTIR DESSA PROPOSIÇÃO EDUCATIVA FORMAM-SE E TORNAM-SE MOBILIZADORES AMBIENTAIS, DE NOVOS VALORES E ATITUDES, ENTRE SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS, DO TERRITÓRIO E NECESSIDADES RIBEIRINHAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TERRITÓRIO RIBEIRINHO, RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID5625_22092020150216.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUARESMA" "autor_email" => "rafaeldejesus94@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }