O OBJETIVO DESTE ESTUDO VISA DESTACAR A RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERRITÓRIO RIBEIRINHO A PARTIR DA CONCEPÇÃO CRÍTICA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA POR MEIO DE PALAVRAS-CHAVE, FUNDAMENTANDO-SE EM AUTORES COMO: LAYRARGUES (2012), SANTOS E TOSCHI (2015), SORRENTINO ET AL (2005), TREIN (2012), ENTRE OUTROS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DE SUAS OBJETIVAÇÕES PROCURA ESTABELECER UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO DESENVOLVIDA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIAL. E AS DIFERENTES DIMENSÕES DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA E AS QUE SÃO DEFINIDAS PELAS RELAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS, SÃO ELEMENTOS PARA O SISTEMA EDUCATIVO A PROPORCIONAR MUDANÇAS NOS ESPAÇOS QUE HABITAM E QUE SÃO PRODUTOS DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM A NATUREZA, EMERGINDO DOS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA AÇÃO INDIVIDUAL, DO RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO. É DESSE MODO, QUE DESTACAMOS A FUNCIONALIDADE SOCIOEDUCATIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL NOS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÕES E INTERVENÇÕES, DIRECIONADA AS QUESTÕES E PROBLEMAS AMBIENTAIS ELENCANDO RESPEITO E ÉTICA AMBIENTAL. POIS, A NATUREZA MEDIA AS RELAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDAS NO E COM O TERRITÓRIO, TORNANDO-SE FUNDAMENTAL PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA. PORTANTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM VÍNCULO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO E NAS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS E A NATUREZA QUE A PARTIR DESSA PROPOSIÇÃO EDUCATIVA FORMAM-SE E TORNAM-SE MOBILIZADORES AMBIENTAIS, DE NOVOS VALORES E ATITUDES, ENTRE SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS, DO TERRITÓRIO E NECESSIDADES RIBEIRINHAS.