SABE-SE QUE MEDIANTE A DEMANDA DA SOCIEDADE PÓS – MODERNA DE ASSIMILAR E CONSTRUIR COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS, A EDUCAÇÃO APRESENTA A TAREFA DE DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CRÍTICA, FAVORECER A CONQUISTA DE UMA LEITURA DE MUNDO; COM ISSO A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA, EM ESPECIAL AS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, CONCEDE UMA VISÃO DA REALIDADE POR VALORAR E DIVULGAR A CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE PROVER POR MEIO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA REGIONAL E LOCAL COMO UMA FERRAMENTA QUE VISLUMBRA AS MAZELAS SOCIAIS OU ATÉ MESMO CONDUZ O LEITOR A UMA CRITICIDADE QUANTO ÀS OCORRÊNCIAS, QUE POR SUA VEZ, SÃO APRESENTADAS EM UM DIALETO TÍPICO E CONCISO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE PROMOVER ATRAVÉS DAS OBRAS DE PATATIVA DE ASSARÉ COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO NORDESTINO, PARA O APRIMORAMENTO DA PROFICIÊNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA POÉTICA E DE MUNDO, ALÉM DA ÊNFASE DA PROMOÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO ATRAVÉS DOS VERSOS QUE AFLORAM A COMPREENSÃO DE INJUSTIÇA SOCIAL PELO POETA; VIVENCIADA COM OS ALUNOS DO 2º ANO DO MÉDIO TÉCNICO EM INFORMÁTICA, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ CAMPUS DE FLORESTA - PERNAMBUCO. VERIFICOU-SE QUE A ANÁLISE, LEITURA E PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL TENDO COMO PREMISSA AS OBRAS LITERÁRIAS DE PATATIVA DE ASSARÉ, É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA PARTICULAR E CONCEDER UMA AMOSTRAGEM DO CONTEXTO CULTURAL, LINGUÍSTICO, SOCIAL E HISTÓRICO INSERIDO NA OBRA, ALÉM DE COMPREENDER DIANTE DA PRESENÇA DAS PRODUÇÕES DO POETA COMO UM INSTRUMENTO QUE DIVULGA E APRESENTA UMA CRITICIDADE ACERCA DAS VIVÊNCIAS SOCIAIS