O PRESENTE ARTIGO BUSCA INSTIGAR A REFLEXÃO ACERCA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, RELACIONANDO-A AOS PROJETOS SOCIETÁRIOS AO LONGO DO SÉCULO XX. DIANTE DISSO, PONTUA-SE COMO OCORREU A AMPLIAÇÃO DO ACESSO A ESCOLA PÚBLICA, UNIVERSAL E GRATUITA, PONDERANDO O PAPEL DE DETERMINADOS ATORES SOCIAIS, COMO EDUCADORES, INTELECTUAIS E TAMBÉM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NESSE PROCESSO E APONTA OS DESAFIOS POSTOS NO SÉCULO XXI. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. COM O EMBASAMENTO TEÓRICO DE AUTORES COMO ALGEBAILE (2009), ARROYO (2015), FRIGOTTO (2005), SAVIANI (2015), SHIROMA (2002), TEM-SE QUE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FOI E É FORTEMENTE MARCADA PELOS CONTEXTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS VIVENCIADOS NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE, SENDO NECESSÁRIO PONDERAR A INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ESSAS VARIÁVEIS E CONTEXTOS CONSTANTEMENTE PERMEADOS POR TENSÕES E PRESSÕES PARA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA QUE TEMOS HOJE.