O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR NARRATIVAS DA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A CERCA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDO A PARTIR DO DOCUMENTO DE AUTO AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA INSTITUCIONAL A RESPEITO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCUMENTO ESTE CRIADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MEC, DA AÇÃO EDUCATIVA, DA FUNDAÇÃO ORSA, DA UNDIME E DO UNICEF. A AUTO AVALIAÇÃO FOI CRIADA COM O OBJETIVO DE AUXILIAR AS EQUIPES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TRAZENDO A COMUNIDADE, PAIS E PROFESSORES A DISCUTIREM E AUTO AVALIAREM A INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A QUAL ESTÃO INSERIDOS, ATENDENDO AS CRIANÇAS PEQUENAS E/OU BEM PEQUENAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO IRÁ NARRAR ÀS CONSIDERAÇÕES FEITAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DISCUSSÕES VIVIDAS NO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO DEMONSTRANDO A AMPLITUDE E O POTENCIAL DO DOCUMENTO NA PERSPECTIVA DA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA AUTO AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A GARANTIA DE DIREITOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. ANALISANDO EM QUE MEDIDA O DOCUMENTO DE AUTO AVALIAÇÃO CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO DA COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DE DIREITOS BÁSICOS DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALOGANDO ENTRE OS MOMENTOS DA AVALIAÇÃO E O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS.