A PARTIR DO CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE SALA DE RECURSOS (SR) EM ESCOLAS PÚBLICAS QUE REALIZAM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM TERESINA-PI SURGIU A NECESSIDADE DE COMPREENDER A CONSTITUIÇÃO DESSES ESPAÇOS. POR ISSO, BUSCOU-SE ENTENDER OS CRITÉRIOS PARA CONSTRUIR UMA SALA DE RECURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA, ATRAVÉS DE PESQUISA DE CAMPO EM DUAS ESCOLAS COM ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO COLETA DE DADOS. ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O FUNCIONAMENTO E A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA EM DUAS SALAS DE RECURSOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE: VERIFICAR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE EXERCEM AS ATIVIDADES NESSAS SALAS, DESCREVER O PERFIL DOS ALUNOS ATENDIDOS E IDENTIFICAR DADOS A RESPEITO DA CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DAS DUAS ESCOLAS ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA.
ALÉM DA PESQUISA DE CAMPO NAS DUAS ESCOLAS PARA COLETAR OS DADOS, BUSCOU-SE LEITURAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA QUE REGEM ESSES ESPAÇOS, COM INTUITO DE CONHECER OS CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO. DIANTE DAS ANÁLISES FEITAS, É POSSÍVEL PERCEBER QUE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DAS SALAS INVESTIGADAS CONDIZ COM A LEGISLAÇÃO. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE AMBAS AS SR APRESENTAM, DE CERTA FORMA, ESTRUTURA CAPAZ DE ATENDER AS DEMANDAS. POR FIM, EM RELAÇÃO AO PERFIL DOS ALUNOS ATENDIDOS PERCEBEMOS QUE OS PROFISSIONAIS ATENDEM DEMANDAS QUE NÃO ESTÃO PREVISTAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, A SABER: TRANSTORNO OPOSITIVO-DESAFIADOR (TOD), TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) E SÍNDROME DE DOWN. CONTUNDO, É INDUBITÁVEL AFIRMAR QUE CADA ESCOLA SE ADEQUA DE ACORDO COM O CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDA.