Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO EXTERNA EM LÍNGUA PORTUGUESA E A UTILIZAÇÃO DAS QUESTÕES DAS AVALIAÇÕES INTERNAS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EXTERNA, LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA., , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68111
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 2783
    "titulo" => """
      AVALIAÇÃO EXTERNA EM LÍNGUA PORTUGUESA E A\r\n
      UTILIZAÇÃO DAS QUESTÕES DAS AVALIAÇÕES INTERNAS
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, EM RELAÇÃO À\r\n
      AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. TEVE\r\n
      COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR, NO ANO DE 2019, À PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS\r\n
      PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, NAQUELE ESTADO TOMANDO COMO BASE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA.\r\n
      A PESQUISA É QUALITATIVA E OS DADOS FORAM OBTIDOS, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS\r\n
      COM 2 (DUAS) PERGUNTAS ABERTAS E 6 (SEIS) FECHADAS COM RESPOSTAS DE 05 (CINCO) PROFESSORES DE\r\n
      LÍNGUA PORTUGUESA DO 7º, 8º E 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OU SEJA, ANOS FINAIS DE UMA ESCOLA\r\n
      PÚBLICA SITUADA NA MESORREGIÃO A SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO A QUAL SITUA-SE A 297.98\r\n
      QUILÔMETROS DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO. TEVE COMO INVESTIGAÇÃO: “QUAIS AS FORMAS DE AVALIAÇÃO\r\n
      DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO\r\n
      ESTADO DE MATO GROSSO TIRANDO COMO BASE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS? PRETENDEU-SE VERIFICAR AS\r\n
      IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM SALA DE AULA. IDENTIFICOU-SE DUAS ABORDAGENS\r\n
      NOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: I) MÉTODO TRADICIONAL - AVALIAÇÃO FINAL; II) AVALIAÇÃO FORMATIVA –\r\n
      PROCESSO CONTÍNUO. O TRABALHO IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: A) LEITURA E ESCRITA SÃO FORMAS\r\n
      CONSTANTES DE AVALIAR; B) ATIVIDADES DIVERSAS FORAM INSTRUMENTOS E MECANISMOS DIÁRIOS EM SALA\r\n
      DE AULA PARA TREINAMENTO EXTERNO; C) A PROVA ESCRITA NUNCA É DESCARTADA, SENDO INSTRUMENTO OFICIAL\r\n
      PARA À ESCOLA; D) AVALIAÇÕES SÃO UTILIZADOS PARA AVALIAR E TREINAR OS ESTUDANTES PARA AVALIAÇÃO\r\n
      EXTERNA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EXTERNA, LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID2783_07072020130323.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "PROFESSORA NILCÉIA"
    "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail."
    "autor_ies" => "UNISANTOS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68111
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 2783
    "titulo" => """
      AVALIAÇÃO EXTERNA EM LÍNGUA PORTUGUESA E A\r\n
      UTILIZAÇÃO DAS QUESTÕES DAS AVALIAÇÕES INTERNAS
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, EM RELAÇÃO À\r\n
      AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. TEVE\r\n
      COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR, NO ANO DE 2019, À PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS\r\n
      PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, NAQUELE ESTADO TOMANDO COMO BASE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA.\r\n
      A PESQUISA É QUALITATIVA E OS DADOS FORAM OBTIDOS, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS\r\n
      COM 2 (DUAS) PERGUNTAS ABERTAS E 6 (SEIS) FECHADAS COM RESPOSTAS DE 05 (CINCO) PROFESSORES DE\r\n
      LÍNGUA PORTUGUESA DO 7º, 8º E 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OU SEJA, ANOS FINAIS DE UMA ESCOLA\r\n
      PÚBLICA SITUADA NA MESORREGIÃO A SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO A QUAL SITUA-SE A 297.98\r\n
      QUILÔMETROS DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO. TEVE COMO INVESTIGAÇÃO: “QUAIS AS FORMAS DE AVALIAÇÃO\r\n
      DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO\r\n
      ESTADO DE MATO GROSSO TIRANDO COMO BASE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS? PRETENDEU-SE VERIFICAR AS\r\n
      IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM SALA DE AULA. IDENTIFICOU-SE DUAS ABORDAGENS\r\n
      NOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: I) MÉTODO TRADICIONAL - AVALIAÇÃO FINAL; II) AVALIAÇÃO FORMATIVA –\r\n
      PROCESSO CONTÍNUO. O TRABALHO IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: A) LEITURA E ESCRITA SÃO FORMAS\r\n
      CONSTANTES DE AVALIAR; B) ATIVIDADES DIVERSAS FORAM INSTRUMENTOS E MECANISMOS DIÁRIOS EM SALA\r\n
      DE AULA PARA TREINAMENTO EXTERNO; C) A PROVA ESCRITA NUNCA É DESCARTADA, SENDO INSTRUMENTO OFICIAL\r\n
      PARA À ESCOLA; D) AVALIAÇÕES SÃO UTILIZADOS PARA AVALIAR E TREINAR OS ESTUDANTES PARA AVALIAÇÃO\r\n
      EXTERNA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EXTERNA, LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID2783_07072020130323.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "PROFESSORA NILCÉIA"
    "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail."
    "autor_ies" => "UNISANTOS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. TEVE COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR, NO ANO DE 2019, À PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, NAQUELE ESTADO TOMANDO COMO BASE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. A PESQUISA É QUALITATIVA E OS DADOS FORAM OBTIDOS, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM 2 (DUAS) PERGUNTAS ABERTAS E 6 (SEIS) FECHADAS COM RESPOSTAS DE 05 (CINCO) PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 7º, 8º E 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OU SEJA, ANOS FINAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NA MESORREGIÃO A SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO A QUAL SITUA-SE A 297.98 QUILÔMETROS DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO. TEVE COMO INVESTIGAÇÃO: “QUAIS AS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO TIRANDO COMO BASE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS? PRETENDEU-SE VERIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM SALA DE AULA. IDENTIFICOU-SE DUAS ABORDAGENS NOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: I) MÉTODO TRADICIONAL - AVALIAÇÃO FINAL; II) AVALIAÇÃO FORMATIVA – PROCESSO CONTÍNUO. O TRABALHO IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: A) LEITURA E ESCRITA SÃO FORMAS CONSTANTES DE AVALIAR; B) ATIVIDADES DIVERSAS FORAM INSTRUMENTOS E MECANISMOS DIÁRIOS EM SALA DE AULA PARA TREINAMENTO EXTERNO; C) A PROVA ESCRITA NUNCA É DESCARTADA, SENDO INSTRUMENTO OFICIAL PARA À ESCOLA; D) AVALIAÇÕES SÃO UTILIZADOS PARA AVALIAR E TREINAR OS ESTUDANTES PARA AVALIAÇÃO EXTERNA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Josué Alves de Souza Dutra

    Um trabalho sensacional com riqueza de detalhes e inovador.

    25/05/2021 08:57:17

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.