ESTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, EM RELAÇÃO À
AVALIAÇÃO EXTERNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. TEVE
COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR, NO ANO DE 2019, À PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, NAQUELE ESTADO TOMANDO COMO BASE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA.
A PESQUISA É QUALITATIVA E OS DADOS FORAM OBTIDOS, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS
COM 2 (DUAS) PERGUNTAS ABERTAS E 6 (SEIS) FECHADAS COM RESPOSTAS DE 05 (CINCO) PROFESSORES DE
LÍNGUA PORTUGUESA DO 7º, 8º E 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OU SEJA, ANOS FINAIS DE UMA ESCOLA
PÚBLICA SITUADA NA MESORREGIÃO A SUDOESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO A QUAL SITUA-SE A 297.98
QUILÔMETROS DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO. TEVE COMO INVESTIGAÇÃO: “QUAIS AS FORMAS DE AVALIAÇÃO
DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO
ESTADO DE MATO GROSSO TIRANDO COMO BASE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS? PRETENDEU-SE VERIFICAR AS
IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA EM SALA DE AULA. IDENTIFICOU-SE DUAS ABORDAGENS
NOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: I) MÉTODO TRADICIONAL - AVALIAÇÃO FINAL; II) AVALIAÇÃO FORMATIVA –
PROCESSO CONTÍNUO. O TRABALHO IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: A) LEITURA E ESCRITA SÃO FORMAS
CONSTANTES DE AVALIAR; B) ATIVIDADES DIVERSAS FORAM INSTRUMENTOS E MECANISMOS DIÁRIOS EM SALA
DE AULA PARA TREINAMENTO EXTERNO; C) A PROVA ESCRITA NUNCA É DESCARTADA, SENDO INSTRUMENTO OFICIAL
PARA À ESCOLA; D) AVALIAÇÕES SÃO UTILIZADOS PARA AVALIAR E TREINAR OS ESTUDANTES PARA AVALIAÇÃO
EXTERNA.