O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS LHES
PERMITE DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE LÍNGUA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL
E O ENTENDIMENTO DAS REGRAS E CONVENÇÕES LINGUÍSTICAS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO DOS GÊNEROS
TEXTUAIS TORNA-SE UM PONTO DE PARTIDA FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE PODE PROPICIAR O ESTUDO DA LÍNGUA
EM FUNÇÃO DO PROPÓSITO COMUNICATIVO DO TEXTO. JÁ O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNCIONA COMO UM
FACILITADOR, CAPAZ DE PROPICIAR O ESTUDO DETALHADO DO GÊNERO, GARANTINDO, AO ALUNO, MAIOR
APROPRIAÇÃO DAS SUAS PROPRIEDADES ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL. DADO O EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCA
REFLETIR SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS ENQUANTO LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO
DE UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA INTERACIONISTA, PROPONDO, PARA ISSO, UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O
TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PROPOSTA
ESTÁ FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), AGUIAR (2001),
ANTUNES (2009), BETTELHEIM (2002) E MARCUSCHI (2002), ENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS
ENCONTRADOS SE CONCENTRAM NA CONSTATAÇÃO DA SD COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EFICIENTE NO
ÂMBITO DA ESCOLA, PARA UM MELHOR PLANEJAMENTO E APROVEITAMENTO DO TEMA ABORDADO, PROPICIANDO,
ALÉM DISSO, UM TRABALHO COM A LÍNGUA CALCADO NO ESTUDO DO GÊNERO ENQUANTO FORMA DE AÇÃO SOCIAL.