O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS MARCAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS QUE MARCAM A AUTORIA NOS TEXTOS PADRONIZADOS COMO A REDAÇÃO DO ENEM COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) DE BRONCKART (1999). PARA ESTE ESTUDO, SELECIONAMOS ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DO ISD, A SABER, OS TIPOS DE DISCURSO EXPRESSOS (INTERATIVO, TEÓRICO, RELATO INTERATIVO E NARRAÇÃO), AS VOZES ENUNCIATIVAS PRESENTES, BEM COMO A EXISTÊNCIA (OU AUSÊNCIA) DE UM AUTOR IMPLICADO NO TEXTO. EM NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCAMOS DISCUTIR DE MANEIRA BREVE E SUCINTA AS CATEGORIAS JÁ CITADAS QUE NORTEARAM A ANÁLISE DOS EXCERTOS DA PRODUÇÃO SELECIONADA. POR FIM, NA ANÁLISE, DEMONSTRAMOS COMO ESSES PRECEITOS SE MOBILIZAM EM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONSIDERADA PROTOTÍPICA PELA BANCA DE AVALIAÇÃO, OU SEJA, UM TEXTO QUE ATENDEU A TODAS AS EXIGÊNCIAS DE UMA PRODUÇÃO PARA SER CONSIDERADA DE EXCELÊNCIA.