Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REDAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE COM BASE NO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO

Palavra-chaves: INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, ENEM, PRODUÇÃO TEXTUAL, , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67820
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 3012
    "titulo" => "A REDAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE COM BASE NO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS MARCAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS QUE MARCAM A AUTORIA NOS TEXTOS PADRONIZADOS COMO A REDAÇÃO DO ENEM COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) DE BRONCKART (1999).  PARA ESTE ESTUDO, SELECIONAMOS ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DO ISD, A SABER, OS TIPOS DE DISCURSO EXPRESSOS (INTERATIVO, TEÓRICO, RELATO INTERATIVO E NARRAÇÃO), AS VOZES ENUNCIATIVAS PRESENTES, BEM COMO A EXISTÊNCIA (OU AUSÊNCIA) DE UM AUTOR IMPLICADO NO TEXTO. EM NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCAMOS DISCUTIR DE MANEIRA BREVE E SUCINTA AS CATEGORIAS JÁ CITADAS QUE NORTEARAM A ANÁLISE DOS EXCERTOS DA PRODUÇÃO SELECIONADA. POR FIM, NA ANÁLISE, DEMONSTRAMOS COMO ESSES PRECEITOS SE MOBILIZAM EM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONSIDERADA PROTOTÍPICA PELA BANCA DE AVALIAÇÃO, OU SEJA, UM TEXTO QUE ATENDEU A TODAS AS EXIGÊNCIAS DE UMA PRODUÇÃO PARA SER CONSIDERADA DE EXCELÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, ENEM, PRODUÇÃO TEXTUAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID3012_22082020154334.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANNIELE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO"
    "autor_email" => "danniele91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => "5efe40eee0232_02072020_171750.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67820
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 3012
    "titulo" => "A REDAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE COM BASE NO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS MARCAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS QUE MARCAM A AUTORIA NOS TEXTOS PADRONIZADOS COMO A REDAÇÃO DO ENEM COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) DE BRONCKART (1999).  PARA ESTE ESTUDO, SELECIONAMOS ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DO ISD, A SABER, OS TIPOS DE DISCURSO EXPRESSOS (INTERATIVO, TEÓRICO, RELATO INTERATIVO E NARRAÇÃO), AS VOZES ENUNCIATIVAS PRESENTES, BEM COMO A EXISTÊNCIA (OU AUSÊNCIA) DE UM AUTOR IMPLICADO NO TEXTO. EM NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCAMOS DISCUTIR DE MANEIRA BREVE E SUCINTA AS CATEGORIAS JÁ CITADAS QUE NORTEARAM A ANÁLISE DOS EXCERTOS DA PRODUÇÃO SELECIONADA. POR FIM, NA ANÁLISE, DEMONSTRAMOS COMO ESSES PRECEITOS SE MOBILIZAM EM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONSIDERADA PROTOTÍPICA PELA BANCA DE AVALIAÇÃO, OU SEJA, UM TEXTO QUE ATENDEU A TODAS AS EXIGÊNCIAS DE UMA PRODUÇÃO PARA SER CONSIDERADA DE EXCELÊNCIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, ENEM, PRODUÇÃO TEXTUAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA15_ID3012_22082020154334.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANNIELE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO"
    "autor_email" => "danniele91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => "5efe40eee0232_02072020_171750.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS MARCAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS QUE MARCAM A AUTORIA NOS TEXTOS PADRONIZADOS COMO A REDAÇÃO DO ENEM COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) DE BRONCKART (1999). PARA ESTE ESTUDO, SELECIONAMOS ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DO ISD, A SABER, OS TIPOS DE DISCURSO EXPRESSOS (INTERATIVO, TEÓRICO, RELATO INTERATIVO E NARRAÇÃO), AS VOZES ENUNCIATIVAS PRESENTES, BEM COMO A EXISTÊNCIA (OU AUSÊNCIA) DE UM AUTOR IMPLICADO NO TEXTO. EM NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCAMOS DISCUTIR DE MANEIRA BREVE E SUCINTA AS CATEGORIAS JÁ CITADAS QUE NORTEARAM A ANÁLISE DOS EXCERTOS DA PRODUÇÃO SELECIONADA. POR FIM, NA ANÁLISE, DEMONSTRAMOS COMO ESSES PRECEITOS SE MOBILIZAM EM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL CONSIDERADA PROTOTÍPICA PELA BANCA DE AVALIAÇÃO, OU SEJA, UM TEXTO QUE ATENDEU A TODAS AS EXIGÊNCIAS DE UMA PRODUÇÃO PARA SER CONSIDERADA DE EXCELÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.