O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DO MOMENTO DE PANDEMIA PELA COVID 19 NO BRASIL PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, QUE POR NÃO POSSUÍREM CONDIÇÕES OBJETIVAS DE ESTUDAR EM CASA POR MEIO DE AULAS ONLINE PODERÃO ABANDONAR OS ESTUDOS PARA AJUDAR SUAS FAMÍLIAS NA MANUTENÇÃO DE SEUS LARES. ESTE TRABALHO FOI PRODUZIDO A PARTIR DA LEITURA DE NOTICIAS VEICULADAS NO PERÍODO DE PANDEMIA SOBRE A RETOMADA DAS AULAS POR MEIO DE ATIVIDADES NA MODALIDADE EAD COM A INVESTIGAÇÃO EM SITES DE BUSCA DE CONTEÚDO, CONFORME A TEORIA DE ETNOGRAFIA DE REDES, DESCRITA POR BALL, ARTICULADO AS PROVOCAÇÕES SUSCITADAS NAS DISCUSSÕES DO REFERENCIAL TEÓRICO ESTUDADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO, ESTADO E TRABALHO, NO CURSO DE DOUTORAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIFESP – SP, UTILIZANDO-SE DOS AUTORES: ADORNO, BALL, CUNHA, FREIRE, FRIGOTTO, SACRISTÁN, PÉREZ E RIBEIRO.