POR MAIS QUE A SOCIEDADE EVOLUA CONSTANTEMENTE NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, PESQUISA E BUSCA DE CONHECIMENTO, A ESCOLA CONTINUA ESTÁTICA. OS MESMOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO VISTOS POR PROFESSORES E EDUCADORES COMO INOVADORES E FACILITADORES DE NOSSAS VIDAS SÃO IGNORADOS EM SALA DE AULA COMO SE REPRESENTASSEM A PERDIÇÃO DA EDUCAÇÃO. AO INVÉS DE ASSIMILARMOS ESTES DISPOSITIVOS PARA SEREM ALIADOS DA EDUCAÇÃO, LUTAMOS CONTRA ELES COMO SE QUISÉSSEMOS IGNORAR QUE ELES EXISTEM NA SOCIEDADE. PORÉM SE A ESCOLA É REFLEXO DA SOCIEDADE; É IMPOSSÍVEL FICAR ALHEIO A SUAS EXISTÊNCIAS. É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LOS EM PROL DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E MAPEAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO USO DE SMARTPHONES DESENVOLVEMOS UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA NOS APROFUNDARMOS CADA VEZ MAIS NA TAREFA DE TORNAR O CELULAR UM ALIADO E NÃO UM ADVERSÁRIO DO APRENDIZADO E DESENVOLVER DE FORMA CADA VEZ MAIS EFICIENTE UMA TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. CHEGAMOS A UMA PRIMEIRA VERSÃO DO APLICATIVO CULT VIRTUAL, O QUAL FOI ENVIADO PARA PROCESSO DE REGISTRO COM O OBJETIVO DE FUTURAMENTE AMPLIAR SEU ALCANCE E ABORDAGEM.