ESTE TRABALHO, QUE SE TRATA DE UMA PESQUISA APLICADA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FINALIDADE DESCRITIVA E CUJOS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APRESENTA UMA PRÁTICA REALIZADA EM UMA TURMA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, NO QUAL, FOI-SE APRESENTADO PARA SALA UM SIMULADOR DE REAÇÕES REVERSÍVEIS DO PHET. APÓS UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE, DE SUA INTERFACE E FERRAMENTAS, OS GRADUANDOS FORAM CONVIDADOS A EXPOREM SEUS PONTOS DE VISTA À CERCA DO PROGRAMA. A PRINCÍPIO, O PRIMEIRO OBJETIVO DESTA PARTE DA ATIVIDADE ERA VERIFICAR SE OS FUTUROS PROFESSORES CONSEGUIAM IDENTIFICAR ALGUMA LIMITAÇÃO DO SIMULADOR, OU ALGO QUE NÃO FICASSE MUITO CLARO EM RELAÇÃO AO QUE SE OCORRE EM UMA REAÇÃO NA REALIDADE. APÓS TODOS COMPARTILHAREM SUAS OPINIÕES, A SEGUNDA PARTE DA PRÁTICA TEVE INÍCIO. OS GRADUANDOS FORAM ESTIMULADOS A REFLETIREM SOBRE OS PONTOS LEVANTADOS E A PENSAREM EM MANEIRAS DE COMO ELES PODERIAM COMPLEMENTAR AS LIMITAÇÕES ENCONTRADOS E DEBATIDAS DO SOFTWARE. COM ISSO, ATINGIU-SE O OBJETIVO DA SEGUNDA PARTE DA ATIVIDADE, QUE ERA DESPERTAR O OLHAR CRÍTICO DA TURMA SOBRE AS FERRAMENTAS E ATIVIDADES QUE ELES LEVARÃO FUTURAMENTE NA DOCÊNCIA, E PLANEJAREM FORMAS DE IMPLEMENTAR AS AULAS, PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO SEJA MELHOR E O MAIS COMPLETO POSSÍVEL.