O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE NO SEU DIA-A-DIA EM SALA DE AULA, ENTENDEMOS QUE É PRECISO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICIENTES PARA MANTER-SE ATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS IMPOSTAS PELO MEIO, UMA VEZ QUE ESTAS EXIGEM DO PROFESSOR UM NOVO POSICIONAMENTO FRENTE ÀS REALIDADES ESCOLARES. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROPOSTO PELA CAPES PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SURGE COMO UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E PARA ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O APORTE TEÓRICO ESTÁ BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE TARDIF (2014) FRANÇA-CARVALHO (2013), GARCIA (1999) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TIPO ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA (COULON, 1995). O LÓCUS DA PESQUISA FOI O CENTRO DE ENSINO INTEGRADO JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FOI UM PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO APLICADO AOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS REVELAM QUE O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI É UM PROFISSIONAL PROPOSITOR, POIS PROPORCIONA AOS SEUS ALUNOS UMA DIDÁTICA E UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA PARA A APRENDIZAGEM; QUE SE PERMITE INOVAR, COMPROMETIDO E TRABALHA EM CONJUNTO, RESPEITANDO O SEU ALUNO.