Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: PROFESSOR INICIANTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PIBID/UFPI Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69032
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2281
    "inscrito_id" => 6106
    "titulo" => "O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO COTIDIANO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE NO SEU DIA-A-DIA EM SALA DE AULA, ENTENDEMOS QUE É PRECISO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICIENTES PARA MANTER-SE ATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS IMPOSTAS PELO MEIO, UMA VEZ QUE ESTAS EXIGEM DO PROFESSOR UM NOVO POSICIONAMENTO FRENTE ÀS REALIDADES ESCOLARES. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROPOSTO PELA CAPES PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SURGE COMO UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E PARA ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O APORTE TEÓRICO ESTÁ BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE TARDIF (2014) FRANÇA-CARVALHO (2013), GARCIA (1999) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TIPO ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA (COULON, 1995). O LÓCUS DA PESQUISA FOI O CENTRO DE ENSINO INTEGRADO JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FOI UM PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO APLICADO AOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS REVELAM QUE O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI É UM PROFISSIONAL PROPOSITOR, POIS PROPORCIONA AOS SEUS ALUNOS UMA DIDÁTICA E UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA PARA A APRENDIZAGEM; QUE SE PERMITE INOVAR, COMPROMETIDO E TRABALHA EM CONJUNTO, RESPEITANDO O SEU ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PIBID/UFPI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6106_30092020154805.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYELLE DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUCYELLE SOUSA"
    "autor_email" => "ju-cy-13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69032
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2281
    "inscrito_id" => 6106
    "titulo" => "O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO COTIDIANO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE NO SEU DIA-A-DIA EM SALA DE AULA, ENTENDEMOS QUE É PRECISO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICIENTES PARA MANTER-SE ATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS IMPOSTAS PELO MEIO, UMA VEZ QUE ESTAS EXIGEM DO PROFESSOR UM NOVO POSICIONAMENTO FRENTE ÀS REALIDADES ESCOLARES. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROPOSTO PELA CAPES PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SURGE COMO UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E PARA ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O APORTE TEÓRICO ESTÁ BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE TARDIF (2014) FRANÇA-CARVALHO (2013), GARCIA (1999) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TIPO ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA (COULON, 1995). O LÓCUS DA PESQUISA FOI O CENTRO DE ENSINO INTEGRADO JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FOI UM PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO APLICADO AOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS REVELAM QUE O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI É UM PROFISSIONAL PROPOSITOR, POIS PROPORCIONA AOS SEUS ALUNOS UMA DIDÁTICA E UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA PARA A APRENDIZAGEM; QUE SE PERMITE INOVAR, COMPROMETIDO E TRABALHA EM CONJUNTO, RESPEITANDO O SEU ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PIBID/UFPI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6106_30092020154805.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYELLE DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUCYELLE SOUSA"
    "autor_email" => "ju-cy-13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE NO SEU DIA-A-DIA EM SALA DE AULA, ENTENDEMOS QUE É PRECISO DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFICIENTES PARA MANTER-SE ATIVO NO ÂMBITO ESCOLAR, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS IMPOSTAS PELO MEIO, UMA VEZ QUE ESTAS EXIGEM DO PROFESSOR UM NOVO POSICIONAMENTO FRENTE ÀS REALIDADES ESCOLARES. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PROPOSTO PELA CAPES PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SURGE COMO UMA INICIATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E PARA ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O APORTE TEÓRICO ESTÁ BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE TARDIF (2014) FRANÇA-CARVALHO (2013), GARCIA (1999) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TIPO ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA (COULON, 1995). O LÓCUS DA PESQUISA FOI O CENTRO DE ENSINO INTEGRADO JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FOI UM PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO APLICADO AOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS REVELAM QUE O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID/UFPI É UM PROFISSIONAL PROPOSITOR, POIS PROPORCIONA AOS SEUS ALUNOS UMA DIDÁTICA E UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA PARA A APRENDIZAGEM; QUE SE PERMITE INOVAR, COMPROMETIDO E TRABALHA EM CONJUNTO, RESPEITANDO O SEU ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.