ESTE ESTUDO VISA CARACTERIZAR O ATUAL CENÁRIO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, FORAM ESTABELECIDAS PELA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS, INICIATIVAS PARA CONTER O AVANÇO DA DOENÇA CAUSADA PELO NOVO CORONA VÍRUS, UMA DESSAS INICIATIVAS DIZ RESPEITO AO FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, FAZENDO COM QUE AS ESCOLAS DE IMEDIATO SE ADEQUASSE AO FORMATO DE AULAS REMOTAS PARA TODOS OS ALUNOS, NO QUAL INCLUI TAMBÉM OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. SABENDO-SE DA GRAVIDADE DA DOENÇA CAUSADA PELO CORONA VÍRUS, CIENTES TAMBÉM DE QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, POR NATUREZA, SÃO GRUPOS DE RISCO, SURGE A INQUIETAÇÃO EM CONHECER A RESPOSTA PARA O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO SENDO INSERIDOS NO CONTEXTO EDUCATIVO DE AULAS REMOTAS? PARA RESPONDER A REFERIDA PERGUNTA PROBLEMA CABE ANALISAR COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID19 NESSE NOVO PATAMAR EDUCACIONAL. ESSE ESTUDO FOI EMBASADO E ESTRUTURADO SOB UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL PERMITIU-NOS CONHECER LEIS INCLUSIVAS, RELATÓRIOS PARLAMENTARES E DIVERSOS AUTORES QUE REMETEM A IMPORTÂNCIA DE MANTER VIVA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS COMO TAMBÉM PERMITIR A ESSES ALUNOS PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS MESMO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL, PARA QUE NÃO HAJA ATRASO NO SEU DESENVOLVIMENTO. POR SUA VEZ, TOMAMOS CONHECIMENTO QUE AS ESFERAS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS POR ARTICULAR AÇÕES A FAVOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ SENDO OMISSA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NO BRASIL.