Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA.

Palavra-chaves: LÍNGUA DE SINAIS, ARTE VISUAL MOTORA, EDUCAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68999
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2045
    "inscrito_id" => 6160
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA."
    "resumo" => "TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA DE SINAIS, ARTE VISUAL MOTORA, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6160_24092020120306.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA MACEDO"
    "autor_email" => "gessica.vl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CEAD"
    "autor_imagem" => "5f7478d562195_30092020_092349.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68999
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2045
    "inscrito_id" => 6160
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS E AS ARTES VISUAIS MOTORAS: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA."
    "resumo" => "TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA DE SINAIS, ARTE VISUAL MOTORA, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6160_24092020120306.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA MACEDO"
    "autor_email" => "gessica.vl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CEAD"
    "autor_imagem" => "5f7478d562195_30092020_092349.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.