TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE SE PENSAR A INCLUS?O DO ENSINO DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA GRADE CURRICULAR DE ENSINO, A PROPOSTA DESTE TRABALHO ? VOLTADA PARA DO USO DA ARTE VISUAL MOTORA COMO FERRAMENTA PARA MOBILIZAR A APRENDIZAGEM DE LIBRAS NAS ESCOLAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE OBSERVA??O NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO QUIRINO NA CIDADE DE OEIRAS-PI EM UMA TURMA DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A QUAL ESTUDAVA UM ALUNO SURDO, COMO TAMB?M FOI APLICADO UM QUESTION?RIO ?S PROFESSORAS DA TURMA CITADA. COMO APOIO REFERENCIAL, FIZEMOS MEN??O A BUENO (1975) EM BREVE AN?LISE HIST?RICA DA SURDEZ, E SKLIAR (2001), PERLI E STROBEL (2006), MARTINS (2001) E CALDAS (2006) COMO APOIO A INCLUS?O E RELA??O DA ARTE VISUAL MOTORA COM A L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS. FOI POSS?VEL OBSERVAR QUE A FALTA DE FORMA??O DOS PROFESSORES E DE MATERIAL DID?TICO PARA O ENSINO DE LIBRAS S?O FATORES QUE DIFICULTAM O ENSINO DESTA L?NGUA, POR?M NO TRABALHO DA OBSERVA??O E COMO FORMA DE DEIXAR UMA CONTRIBUI??O A COMUNIDADE ESCOLAR FOI REALIZADA A INTERPRETA??O DE UMA M?SICA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS E O ALUNO SURDO, ONDE PELA INTERA??O DOS ALUNOS COM A ATIVIDADE, OBSERVAMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS AGREGADA A ARTE VISUAL MOTORA ? UM MEIO EFICAZ, FACILITADOR E DE GRANDE CONTRIBUI??O PARA A APRENDIZAGEM DA L?NGUA DE SINAIS.