A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR ELEMENTOS DO PENSAMENTO RELACIONAL DA ÁLGEBRA EM TRÊS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO TIPO DESCRITIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM 77 ESTUDANTES MATRICULADOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, QUE ATENDE A COMUNIDADE CAMPESINA DA REGIÃO PARA ISSO APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO QUE AVALIOU O PERFIL DOS PARTICIPANTES E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS COM RELAÇÃO AO USO DA IGUALDADE EM SENTENÇAS ABERTAS. CONCLUÍMOS QUE O A DISCUSSÃO DO PENSAMENTO RELACIONAL AINDA É POUCO DISCUTIDA EM SALA DE AULA E QUE O USO DA IGUALDADE SÓ FOI VERIFICADO DE FORMA EXITOSA QUANDO ESTE SIGNIFICAVA INDICAR O RESULTADO DE UMA SENTENÇA, SENDO NECESSÁRIO AMPLIAÇÃO DE SEUS SIGNIFICADOS COM OS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO.