O CENTRO APRENDIZ DE PESQUISADOR (CAP) É UM ESPAÇO INTERATIVO ONDE ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL PODEM REALIZAR VISITAS, ONDE FAZEM ATIVIDADES DE CUNHO CIENTÍFICO A FIM DE APROXIMÁ-LOS DA VIVÊNCIA CIENTÍFICA. AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PROPOSTAS NO CENTRO ESTÃO FUNDAMENTADAS COM UMA PROBLEMATIZAÇÃO, PERMITINDO DESENVOLVER DIVERSAS HABILIDADES. OS ALUNOS VISITANTES DO CAP INCLUEM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, FOCO DESTE ARTIGO, QUE VISA CONTRIBUIR COM SUA PROPOSTA EM CONJUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVA ANALISAR O DESEMPENHO DE 16 ALUNOS DE INCLUSÃO DOS SEXTOS ANOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA BAIXADA SANTISTA - SP, COM FAIXA ETÁRIA DE 10 A 12 ANOS. OS ALUNOS REALIZARAM A VISITA AO CAP, JUNTO AOS DEMAIS COLEGAS DE SALA DE AULA E PARTICIPARAM DE 03 - 04 DIFERENTES ATIVIDADES POR VISITAÇÃO - SENDO TAMBÉM A ORGANIZADAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DENTRO DAS ESCOLAS. EM CADA ATIVIDADE O ALUNO PODE DESENVOLVER HABILIDADES SIMPLES, CONTEMPLADAS NO SEU DIA A DIA E, NEM SEMPRE DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, COMO: OBSERVAR, COMPARAR, MEDIR E USAR UNIDADES DE MEDIDAS, CLASSIFICAR OU ORGANIZAR, ESQUEMATIZAR, ANALISAR OS DADOS, LEVANTAR HIPÓTESES, DISCUTIR OS RESULTADOS COM OS COLEGAS DO GRUPO, USAR MICROSCÓPIO OU LUPA, ENTENDER O QUE FOI PEDIDO PARA FAZER. OS RESULTADOS DESSA EXPERIÊNCIA PROMOVEM UMA REFLEXÃO DE COMO O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, COMO O CAP EM PARCERIA COM A ESCOLA, PODE CONTRIBUIR NO DESEMPENHO, INTERESSE, TRABALHO EM EQUIPE E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.