Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 187
A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: ENTRAVES E DESCOBERTAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, SARS-COV-2, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER CONHECIMENTOS E HABILIDADES ADQUIRIDOS PELOS DOCENTES REFERENTES AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) DURANTE O ATUAL PERÍODO DE ENSINO REMOTO E OS ENTRAVES ENCONTRADOS DURANTE A SUA IMPLEMENTAÇÃO. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONOU A PESQUISA ESTÁ RELACIONADA À SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENIR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). COM ISSO, PROFESSORES ENCONTRAM-SE CONDICIONADOS A REALIZAREM ADAPTAÇÕES EM SEU MODO DE ENSINAR, AGORA UTILIZANDO TDIC PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA COM 7 PROFESSORES, SENDO (5) DA REDE PÚBLICA E (2) DA REDE PRIVADA DE FORTALEZA, ORIUNDOS DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (1) E PEDAGOGIA (6). O PLANEJAMENTO E COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADOS A PARTIR DA ESCOLHA DOS INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO ON-LINE ENVIADO POR MEIO DA REDE SOCIAL WHATSAPP E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA. CONSTATOU-SE QUE OS SABERES PROFISSIONAIS DO SUJEITOS DA PESQUISA FORAM MODIFICADOS EM DETRIMENTO DE NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS VIGENTES. EM MEIO A INÚMEROS ENTRAVES QUE PODEM SER ATRELADOS A ASPECTOS ESTRUTURAIS OU ATÉ DIFICULDADE DE MANUSEAR AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS, É POSSÍVEL INFERIR QUE PROFESSORES PUDERAM UTILIZAR E CONHECER NOVOS RECURSOS E POSSIBILIDADES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.