Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67496
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1345
    "inscrito_id" => 4516
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4516_21102020151500.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELLE LOBATO PAES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE "
    "autor_email" => "dany.lobato25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ITAITUBA (FAI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67496
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1345
    "inscrito_id" => 4516
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4516_21102020151500.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELLE LOBATO PAES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE "
    "autor_email" => "dany.lobato25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ITAITUBA (FAI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.