ATUALMENTE, O MEIO EM QUE VIVEMOS ESTÁ PERMEADO PELO USO DE TÉCNICAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS, FAZENDO DO COMPUTADOR E DA INTERNET, POR EXEMPLO, FERRAMENTAS DE AUXILIO NO PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. DESTE MODO, A PESQUISA TRAZ COMO ABORDAGEM O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, TENDO COMO INTENTO APRESENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO, SEUS IMPACTOS NO PROCESSO EDUCATIVO E A RELEVÂNCIA DO PREPARO DO CORPO DOCENTE PARA A INSERÇÃO DE TAIS RECURSOS COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. ESTE TRABALHO TEM COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI FEITA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA APRESENTADA. A REVISÃO DE LEITURA CONTOU COM LIVROS E ARTIGOS RETIRADOS DE SITES E PERIÓDICOS ACADÊMICOS DE AUTORES COMO: KENSKI (2011); LIMA JUNIOR (2007); PERRENOUD (2000); TOFFLER (2003); ENTRE OUTROS. CONCLUI-SE COM O ESTUDO QUE, QUANDO A ESCOLA CONSIDERA E TOMA PROVEITO DAS TICS ELA ESTÁ INDO ALÉM DE OPORTUNIZAR UM ENSINO TECNOLÓGICO AVANÇADO PARA SEU PÚBLICO DISCENTE, AO CUMPRIR SEU PAPEL SOCIAL MANIFESTANDO SUA FUNÇÃO DE PROBLEMATIZAR, MEDIAR E INCENTIVAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO; E QUANDO A TECNOLOGIA ESTÁ ALIADA À EDUCAÇÃO HÁ A PROMOÇÃO DA CIDADANIA, POR IMPULSIONAR A PRODUÇÃO DE SABERES, DEMOCRATIZANDO O ACESSO A INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO, POTENCIALIZANDO A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DO DISCENTE/CIDADÃO.