A LEI FEDERAL Nº 10.639/03, REGULAMENTADA PELO PARECER CNE/CP Nº 03/2004 E PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 01/2004, INTRODUZ NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, DESAFIANDO OS SISTEMAS EDUCACIONAIS A REDIMENSIONAR O CURRÍCULO, INCLUINDO AS TEMÁTICAS RELACIONADAS ÀS CONFLITUOSAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL QUE NÃO TIVERAM ESPAÇO NOS CONTEÚDOS E ATIVIDADES ESCOLARES EM DECORRÊNCIA DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL. DESAFIO, ESTE, DE MAIOR AMPLITUDE PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS, CONSIDERANDO QUE ELE/AS O/AS SÃO RESPONSÁVEIS DIRETOS PELA DINAMIZAÇÃO DO CURRÍCULO, POR MEIO DO ENSINO. É NESSE CONTEXTO QUE SE INSERE O SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS BACANGA, INTITULADO “ENTRECRUZANDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LINGUÍSTICO E MATEMÁTICO COM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”. ESTE TRABALHO SOCIALIZA ALGUMAS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, GUIADO PELO OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COMBATE AO RACISMO, TENDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LINGUÍSTICO, COM USO DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS - MA. REALIZAMOS UMA REFLEXÃO SOBRE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) PARA O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA COM DESTAQUE PARA O TRABALHO COM O LIVRO “AS TRANÇAS DE BINTOU”, DE AUTORIA DE SYLVIANE A. DIOUF, O QUAL POSSIBILITA A ABORDAGEM DE COSTUMES AFRICANOS.