MOTIVAÇÃO É UMA PALAVRA PROVENIENTE DO LATIM "MOVERE", QUE PODE SER ENTENDIDA COMO ALGO QUE IMPULSIONA A PESSOA AO ALCANCE DE UM DETERMINADO DESEJO RELEVANTE PARA SUA VIDA. A TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO FOI O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO COMO BASE PARA A EXECUÇÃO DESTE ESTUDO. O OBJETIVO GERAL É ELABORAR UM PROJETO DE INTERVENÇÃO VOLTADO PARA REFLEXÃO E APERFEIÇOAMENTO QUE PODERÁ FORNECER CAMINHOS PARA ADEQUAÇÃO NO DESEMPENHO DOS DOCENTES NO CURSO DE ENFERMAGEM, COM AÇÕES QUE FORTALEÇAM O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS ATÉ A CONCLUSÃO DO CURSO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA APLICADA, DESCRITIVA E CORRELACIONAL, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. A COLETA DE DADOS OCORREU MEDIANTE ENVIO DE QUESTIONÁRIO, POR MEIO ELETRÔNICO, PARA 200 ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, DA FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA, EM PRAIA GRANDE - SP. A AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES, FOI REALIZADA PELA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA, COM O CÁLCULO DE UM ESCORE PARA CADA MOTIVAÇÃO AVALIADA, POR MEIO DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO. O PROJETO DE PESQUISA APROVADO SOB O NÚMERO CAAE: 25853819.7.0000.5510 NO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES PESQUISADOS ESTÃO MOTIVADOS, PORÉM NO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS. CONCLUI-SE QUE NOVOS RUMOS DEVEM SER TOMADOS NA DIREÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM INOVADORAS, MELHORIA NA CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE E NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MAIS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUALIFICADOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDAR.