O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS ASPECTOS POSITIVOS NA ESFERA SOCIAL QUE PODEM EMANAR DIANTE DE UMA CRISE DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL COMO A COVID-19 E COMO OS EDUCADORES DEVEM AGIR PARA PROPORCIONAR O ENSINO PAUTADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICUAR, LDB E DEMAIS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS OFICIAIS, ALÉM DE RECONHECER OS MEIOS UTILIZADOS COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL, NOS DIFERENTES CONTEXTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. O ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSSÃO E ANÁLISE DESSAS POLÍTICAS NO QUE SE REFERE AO PROGRESSO DA EDUCAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA E DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. O ENSINO MEDIANTE PLATAFORMA, JUSTIFICA A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR O CARÁTER DEMOCRÁTICO DO ACESSO, EM CONTRAPOSIÇÃO A UM DISCURSO QUE PREZA PELO ATENDIMENTO QUANTITATIVO QUANTO À FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. COMO RESULTADOS, AS ANÁLISES REALIZADAS REVELARAM QUE A BUSCA PELO CONHECIMENTO ESTÁ CRESCENDO, ATRELADO A ISSO SURGEM NECESSIDADES DE EXPANSÃO DOS SABERES POR DIFERENTES MEIOS, SEJAM ELES TRANSMITIDOS A DISTÂNCIA OU PRESENCIAL. CONSIDERA-SE, PORTANTO QUE AS INSTITUIÇÕES PREZEM POR UM REPASSE DE CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS E EFICAZES CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, ASSIM TEREMOS SERES MAIS CRÍTICOS E APTOS A REPASSAREM SEUS CONHECIMENTOS A OUTREM.