Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA, LÍNGUA E FALA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67488
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1957
    "inscrito_id" => 6711
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA, LÍNGUA E FALA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6711_19092020110146.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67488
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1957
    "inscrito_id" => 6711
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA, LÍNGUA E FALA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6711_19092020110146.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.