ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS.