ESTE ARTIGO APRESENTA A ANÁLISE SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), NA PERSPECTIVA DE UM ENSINO BILÍNGUE, FAZENDO UM COMPARATIVO DO QUE ESTÁ POSTULADO NOS DOCUMENTOS LEGAIS E A REALIDADE ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS NO QUE DIZ RESPEITO AO BILINGUISMO NO BRASIL, COM O OBJETIVO DE ANALISAR O CONTEXTO HISTÓRICO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, A REALIDADE DOS SURDOS E A NECESSIDADE DO ENSINO BILÍNGUE NO BRASIL. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NUM ESTUDO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, PAUTADO NA LEITURA DE OBRAS DE DIFERENTES ESTUDIOSOS E EM FUNDAMENTOS LEGAIS SOBRE AS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E SUAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. NA CONCLUSÃO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE BRASIL AINDA NECESSITA DE ESTRUTURA PARA QUE O BILINGUISMO SEJA EFETIVADO PARA GARANTIR AS PESSOAS SURDAS O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA.