AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM CONFIGURAM-SE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMAÇÃO MAIS CONSCIENTE E REFLEXIVA. OBJETIVO: REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DISPONÍVEIS NA LITERATURA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM. METODOLOGIA: O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, COM BUSCAS DE ESTUDOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2009 A 2019. UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS: A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TRÊS BANCOS DE DADOS – SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO), LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (LILACS) E A BASE DE DADOS DA ENFERMAGEM (BDENF), RESULTANDO EM 13 PRODUÇÕES PARA ANÁLISE. RESULTADOS: DOS 53 ARTIGOS CONSULTADOS, 13 ATENDERAM AOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO. PODE-SE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB AS PERSPECTIVAS DOCENTE E DISCENTE, BEM COMO SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES ACERCA DE SEU PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO. CONCLUSÃO: CONCLUI-SE QUE ESSE ESTUDO PERMITIU VISUALIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM SOB MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO ACERCA DE SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES.