Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 216
DILEMAS, POSSIBILIDADES E CONQUISTAS: A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID/MATEMÁTICA/UFPB NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR UMA INVESTIGAÇÃO QUE BUSCOU VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA/UFPB/CAMPUS IV, FINANCIADO PELA CAPES, EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DOS MUNÍCIPIOS DE MAMANGUAPE/PB E RIO TINTO/PB, REFERENTE AO EDITAL DE AGOSTO DE 2018 A ABRIL DE 2020. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA QUANTO A ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO FOI ELABORADO UM INSTRUMENTO DENOMINADO QUESTIONÁRIO ONLINE, CONTENDO 10 (DEZ) QUESTÕES. O TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 17 LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB/ CAMPUS IV. AO FINAL DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA A PARTIR DOS RELATOS DOS LICENCIANDOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O PROGRAMA VEM CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO E EDIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES, INSTIGANDO AOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM E OTIMIZANDO AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁXIS PEDAGÓGICA. CABE DESTACAR AINDA, QUE O PIBID VEM TRAZENDO AO LONGO DESSES ANOS O DESPERTAR AO DESENVOLVIMENTO DE VIVÊNCIAS METODOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS COM CARÁTER INOVADOR E MULTIDISCIPLINAR, VISANDO MINIMIZAR PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.