HÁ CENTENAS DE ANOS ATRÁS, NOS MAIS REMOTOS TEMPOS, A HUMANIDADE COMEÇOU A PENSAR ANTES DE AGIR PARA OBTER EXATIDÃO EM SUAS ATIVIDADES, OU SEJA, SE PLANEJAVAM MESMO SEM SABER AO CERTO O QUE ERA EXATAMENTE PLANEJAR. ASSIM, ANOS SE PASSARAM E COM ELES A HUMANIDADE EVOLUIU TRAZENDO CONSIGO MODOS E MEIOS DE SE PLANEJAR EM TODO MEIO SOCIAL, INCLUSIVE NO AMBIENTE ESCOLAR ONDE PERCEBERAM A GRANDE IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA UMA BOA AÇÃO PEDAGÓGICA. COM BASE NISSO, TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO MECANISMO INDISPENSÁVEL A AÇÃO PEDAGÓGICA. DESSA FORMA EM UM PRIMEIRO MOMENTO, ABORDAMOS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORIGEM E O CONCEITO DO PLANEJAMENTO, TENDO COMO BASE TEÓRICA LIBÂNEO (1993) E VASCONSELHOS (2000). NO SEGUNDO MOMENTO DESCREVEMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A AÇÃO DOCENTE BASEADA TEORICAMENTE EM FREIRE (1977) E NÉLIO (1972). E FINALIZAMOS DISCORRENDO SOBRE POR QUE PLANEJAR ANTES DE IR PARA A SALA DE AULA? FUNDAMENTADA EM GANDIN (1994) E SANTANNA (1994). METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS UMA PESQUISA ANALÍTICA, DE CUNHO QUALITATIVO, ASSOCIANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL. COMO RESULTADO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL VERIFICAR TAMANHA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA UMA EFICÁCIA NO PROCESSO DE ENSINO, MELHORANDO A QUALIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.