ESTE ESTUDO ORIENTA-SE A PARTIR DA PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA LEITURA FREIRIANA, ONDE OS
SABERES PRÉVIOS DOS EDUCANDOS SÃO RESPEITADOS NO PROCESSO DE LEITURA DA PALAVRA. TRAZENDO,
TAMBÉM, CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA SOCIAL, PARTE-SE DAS NOÇÕES DE MULTIMODALIDADE E DE
MULTILETRAMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA, EM NOSSO CASO, DO INGLÊS. OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA
QUALITATIVA EMBASARAM AS ANÁLISES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA, UTILIZADOS POR ALUNOS
DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, RIO GRANDE DO
NORTE. O OBJETIVO GERAL ERA COMPREENDER QUAIS OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DA SESSÃO READING DESTE
MANUAL, COMPREENDENDO SEUS PONTOS POSITIVOS E AS POSSÍVEIS LACUNAS. OBSERVOU-SE QUE O LIVRO
APRESENTA RIQUEZA DE CONTEÚDOS MULTIMODAIS, GÊNEROS TEXTUAIS, NO ENTANTO OS DIRECIONAMENTOS
PARA A INTERPRETAÇÃO E APREENSÃO DESTE CONTEÚDO SÃO BEM ABAIXO DO ESPERADO.