Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 239
“CARTAS DE LEITORES”: IMPRESSÕES DE ADOLPHE FERRIÈRE SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (1931)

Palavra-chaves: VIAGENS, ESCOLA NOVA, REFORMA EDUCACIONAL, DIÁRIO DE NOTÍCIAS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

COMPREENDER A PUBLICAÇÃO DA CARTA DE ADOLPHE FERRIÈRE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS EM 1931, É O OBJETIVO DESTE TRABALHO. APÓS UMA FRUSTRANTE PASSAGEM PELO BRASIL NO ANO ANTERIOR, O EDUCADOR SUÍÇO MANTEVE CONTATO COM O ENTÃO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE, FRANCISCO CAMPOS. NA MISSIVA TRANSCRITA NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, SÃO APRESENTADOS SEUS COMENTÁRIOS A RESPEITO DE INFORMAÇÕES OBTIDAS ACERCA DOS TRABALHOS EDUCACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL NO PERÍODO, ALÉM DE MENCIONAR INTERESSE NUM POSSÍVEL RETORNO. DIVULGADA EM UM PERIÓDICO DE GRANDE DESTAQUE E CIRCULAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ENTÃO DISTRITO FEDERAL, CONTAVA COM A “PÁGINA DE EDUCAÇÃO” E A COLUNA “CARTAS DE LEITORES” NA QUAL ERAM EXPOSTAS AS OPINIÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A RESPEITO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS EMPREENDIDAS NA CIDADE. ESSA PESQUISA SE FUNDAMENTA NOS ESTUDOS DE MIGNOT E GONDRA (2007), MIGNOT (2016), CHARTIER (1996) E LÔBO (2010) A FIM DE, RESPECTIVAMENTE, DISCUTIR O EMPREENDIMENTO DE VIAGEM QUE POSSIVELMENTE VIABILIZOU O CONTATO ENTRE OS DOIS SUJEITOS, AS CARTAS DE LEITORES ENVIADAS PARA A EDIÇÃO JORNALÍSTICA, AS POSSÍVEIS INTENCIONALIDADES EDITORIAIS E ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS DA “PÁGINA DE EDUCAÇÃO”. NESSE SENTIDO, TENTAMOS EVIDENCIAR AS IMPRESSÕES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE CIRCULOU NESSE JORNAL CARIOCA E CUJA AUTORIA FOI ATRIBUÍDA A FERRIÈRE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.