A QUESTÃO CENTRAL EXPOSTA NESSA PESQUISA VERSA SOBRE O DEBATE ACERCA DA ESCOLHA PROFISSIONAL REALIZADA PELO JOVEM DA CLASSE TRABALHADORA E O PAPEL SIGNIFICATIVO QUE O PEDAGOGO DESEMPENHA ENQUANTO PROMOTOR DE MEIOS GERADORES DA ESCOLHA PROFISSIONAL DE FORMA DEMOCRÁTICA E CONSCIENTE. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR E ENTENDER COMO SE DEU HISTORICAMENTE A CONCEPÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS POSSIBILIDADES, COMO A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E O ATUAL
EMPREENDEDORISMO. EM RELAÇÃO AO MÉTODO UTILIZADO PRIORIZOU-SE O QUALITATIVO, TENDO COMO INSTRUMENTOS: A ANÁLISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES EDUCACIONAIS, COM ÊNFASE NA ESCOLHA
PROFISSIONAL DESCRITA POR CADA UMA DELAS E O REEXAME DE REVISTAS E PESQUISAS JÁ PUBLICADAS. A PESQUISA TRAZ AS SEGUINTES REFLEXÕES: A ESCOLHA PROFISSIONAL ENQUANTO ALGO CONCEBIDO A PARTIR DA
ERA INDUSTRIAL, A NEGLIGÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESTATAIS QUE VISEM OFERECER MELHOR CONDIÇÕES EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS AOS MENOS FAVORECIDOS, A PERSPECTIVA EMPREENDEDORA TRAZENDO O ESVAZIAMENTO DOS DIREITOS TRABALHISTAS E O PEDAGOGO ENQUANTO PRINCIPAL AGENTE GARANTIDOR DE POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS EDUCACIONAIS E LABORAIS. CONCLUINDO QUE O ESTADO NECESSITA
PROMOVER COM URGÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS ASSERTIVAS, PRINCIPALMENTE AOS JOVENS ENTRE 15 E 17 ANOS E QUE O INDIVÍDUO DEVE TER ASSEGURADA A SUA FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ÉGIDE SÓCIO HISTÓRICA, HOLÍSTICA, DIVERSA, AUTÔNOMA E CRÍTICA.